Fortalecendo comunidades, formando cidadãos do mundo

A Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) é uma instituição educacional orientada para a produção, o desenvolvimento e a difusão do conhecimento, por intermédio da pesquisa, do ensino e da extensão, em todos os níveis e áreas de conhecimento, nas modalidades presencial e digital.

Com foco na preparação das novas gerações, desde sua criação, em 1964, a UniSul é instrumento de inovação e de apoio às mudanças da sociedade, apostando em parcerias e alianças com instituições de ensino do mundo inteiro. A Universidade atrai estudantes do Estado, do Brasil e de outros países.

Inserida nas regiões Sul e da Grande Florianópolis, a UniSul amplia perspectivas sociais, culturais e educacionais, além de inscrever o ensino superior de Santa Catarina entre os mais destacados do país. Sua estrutura, até 2021, contava com 6 campi: Araranguá, Braço do Norte, Içara e Tubarão na região Sul, Florianópolis, Pedra Branca e UniSul Digital na região da capital catarinense, além de mais de 70 polos do Ensino Digital. A partir de abril de 2021, foram incorporadas 4 novas unidades em Balneário Camboriú, Florianópolis (Continente e Ilha) e Itajaí.

Balizada por sua missão, valores e visão, a UniSul se constitui em um espaço social caracterizado pelo pluralismo e pelo livre fluxo de ideias, pela integração de seus níveis e modalidades de ensino e pela flexibilidade em sua estrutura organizacional.

Um de nossos pilares é a educação permanente, preceito a partir do qual considera que a formação do indivíduo não se encerra dentro da sala de aula. Dessa forma, a universidade busca estar presente ao longo da vida daqueles que com ela constroem seu itinerário.

Missão UniSul

Desenvolver conhecimentos, competências e soluções para e com a sociedade, promovendo transformações relevantes na vida das pessoas.

Visão UniSul

Ser reconhecida como uma Universidade Inovadora, capaz de gerar impactos relevantes e sustentáveis.

Valores Institucionais
  • Colaboração
  • Autonomia
  • Comprometimento
  • Transparência
  • Profissionalismo
  • Inovação

Ética: o trabalho na Universidade deve incentivar e dar condições à reflexão de seus valores e princípios de conduta, respeitando a diversidade na formação de pessoas capazes de aprender e aperfeiçoar-se. Para que a ética alcance sua expressão na vida universitária, cada indivíduo deverá respeitar, considerar e responder aos interesses das partes envolvidas.

Transparência: capacidade de estruturar as ações de forma clara com abertura sobre as decisões e as atividades que afetam a comunidade universitária, a sociedade e o ambiente. Voluntariedade em comunicar de uma maneira desobstruída, exata e completa. A transparência exige compromisso com a verdade, aprimoramento constante, honestidade para declarar seus limites alcançados e prudência para não colocar em risco a dignidade humana.

Compromisso: engajamento dos que integram o ambiente universitário através de uma postura pró-ativa, desenvolvendo suas atividades com comprometimento, fundamentada na missão e nos valores da Universidade e sendo motivada por ela.

 

Ambiental: intervenção consciente e deliberada para dar soluções aos impactos ambientais e promoção de iniciativas de proteção dos sistemas naturais.

Econômica: gerenciamento e portfolio de produtos buscando encontrar sinergias de complementação e aperfeiçoamento.

Social: zelo pelo desenvolvimento permanente de seu capital humano e das relações internas entre suas distintas unidades.

A Responsabilidade Social Universitária é praticada na UniSul através de um sistema de gestão baseado no relacionamento interno compromissado com a ética e a transparência.

A UniSul acredita que assim estará contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região onde está inserida e para a qualificação do capital humano e tecnológico de Santa Catarina.

Para isso, as diretrizes institucionais e projetos de cursos são planejados e estruturados de modo a absorver e se comprometer com os princípios e valores da responsabilidade social. Princípios de ética, transparência e compromisso por uma sustentabilidade social, ambiental e econômica.

A partir do final do século XX, a inclusão de novas tecnologias no cotidiano das pessoas trouxe novos parâmetros às tarefas mais simples, alterando igualmente as regras no cenário econômico e social. O acesso à informação, que muitos traduzem como conhecimento, tornou-se a nova ferramenta para decisões corporativas ou pessoais. Para a Educação, trouxe desafios ainda maiores. Vivemos hoje na Sociedade do Conhecimento, na qual está em movimento outra concepção de realidade e, consequentemente, outro modo de atuar com êxito nesta sociedade. O velho sonho de “vencer na vida” permanece, mas as formas de alcançá-lo mudaram completamente.

Se a forma como trabalhamos, como nos relacionamos ou aprendemos está em permanente e acelerado processo de transformação, as instituições de ensino devem ser as primeiras a não perder esse ritmo – principalmente elas precisam mudar suas perspectivas e propósitos. Com base nestas percepções, a Unisul entra em sua próxima etapa para ser, não apenas compatível com a complexidade do século XXI, mas para estar adiante, tornando-se um espaço inovador onde mudanças significativas são produzidas e estimulam à produção também inovadora. No Ensino, precisamos inovar nas estratégias de ensino-aprendizagem, nos currículos e nos ambientes de aprendizagem. Na Pesquisa, devemos inovar na geração de conhecimentos de modo que sejam relevantes para a sociedade, incentivando a transferência de tecnologia, a geração de novos empreendimentos. Na Extensão, é fundamental inovar nas relações com as comunidades e na prestação de serviços. Na Gestão, precisamos nos adequar ao momento histórico da Unisul e do Brasil, inovando nossos métodos organizacionais.

Ser uma Universidade Comunitária é estar lado a lado com a sociedade. No entanto, ser uma Universidade Inovadora é estar um passo à frente nos serviços e oportunidades que oferece a essa sociedade. Em 1964, o sonho de uma comunidade inspirou visionários a construir uma Universidade no Sul do Estado. Após 53 anos de desenvolvimento tecnológico e suas demandas específicas, para atendermos às necessidades atuais precisamos saber nos reinventar. Isso significa repensar nossos papéis e processos, pois uma atuação empreendedora é determinante no desenvolvimento das regiões em que estamos presentes. As soluções devem nascer do exercício de aplicação da teoria à prática, de tal modo que todas as nossas ações respondam concretamente ao desafio de melhorar a vida das pessoas, aproximando o meio acadêmico das empresas, indústrias e órgãos do Governo.

Países com grande desenvolvimento econômico são os que mais inovam; suas organizações e universidades são as que mais usam a tecnologia para baixar custos, agregar mais qualidade aos produtos, serviços e ensino que ofertam, além de torná-los acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Uma Universidade Comunitária Inovadora funciona como um ecossistema no qual a inovação é o alimento que nutre, renova e dá sustentabilidade a cada uma de suas partes integrantes. Embora uma simbiose sempre tenha existido entre a Unisul e as comunidades locais, a Gestão 2017-2023 propõe investir prioritariamente no trabalho realizado em cooperação, com base em formas inovadoras de pensar e agir para o pleno desenvolvimento das pessoas, da sociedade e da Instituição.

Para realizar com êxito esta proposta é essencial a participação de todos; afinal, cada um de nós é fonte inesgotável de boas ideias e de instinto criador. Juntos, alcançaremos essas metas. Este é um convite para a comunidade acadêmica da Unisul, extensivo a todas as comunidades. Um convite que, de certa forma, pode ser ilustrado por um provérbio africano que já viralizou nas redes sociais, exatamente pela percepção do quanto é verdadeiro: sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.

 

Mauri Luiz Heerdt
Reitor

1964

A UniSul começa como Faculdade de Ciências Econômicas, criada por lei municipal, concretizando uma demanda dos habitantes da cidade de Tubarão, no sul do Estado de Santa Catarina. Tem início, assim, uma parceria que no decorrer dos anos vai se fortalecendo no desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade e da Região.

1967

Aprovada pela Lei Municipal nº 353, de 25 de novembro de 1964, a Faculdade é vinculada ao Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), dando lugar à Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC).

1989

A FESSC se torna Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), por Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, sancionada pelo Prefeito Municipal e reconhecida como Universidade, pelo Parecer nº 28/89 do Conselho Federal de Educação, homologado pelo Ministro da Educação, por intermédio da Portaria nº028, reconhecendo-a, respectivamente, como Instituição de Utilidade Pública Municipal e Federal.

1992

Resultado da reformulação de seu processo pedagógico e de sua estratégica de expansão territorial, em 1992 a Universidade inicia suas atividades no extremo-sul do Estado, criando o Campus de Araranguá – atualmente uma Unidade vinculada ao campus-sede.  No decorrer desta década, a UniSul se consolida como uma das maiores e melhores universidades de Santa Catarina, quadruplicando seu portfólio, da Graduação à Pós-Graduação.

1996

Instala o Campus Grande Florianópolis, expandindo-se em seguida com a criação da Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, e diversas outras unidades na capital catarinense.

1998

Foram criadas as Unidades de Laguna, Imbituba, Içara e Braço do Norte.

2002

Conta com quase 23 mil alunos e dois mil professores e funcionários, atuando em 54 cursos. Neste mesmo ano a Universidade é credenciada pelo Ministério da Educação (Mec) para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de Educação a Distância (EaD). Um ano depois, consegue o credenciamento para oferta de graduação a distância e autorização para atuar em cursos sequenciais.

2005

Cria o Campus Universitário UniSulVirtual para a gestão do Ensino a Distância da Instituição, com cursos de graduação e pós-graduação, atendendo a mais de 13 mil alunos que contam com 77 Polos de Apoio Presencial no País.

2016

A Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) é mantida pela Fundação UniSul e regida pelo Conselho Curador,  órgão composto por representantes do Governo Municipal, Executivo e Legislativo e representantes da sociedade civil. Consolidada como Universidade Comunitária, a UniSul vem ofertando à comunidade uma série de serviços gratuitos em saúde, esporte, cultura e  área jurídica, além de bolsas e outros benefícios que ampliam o acesso ao Ensino Superior. Em 2016, a UniSul contava com cerca de 25 mil estudantes matriculados na Graduação, em 117 cursos; 2.901 estudantes matriculados na Pós-Graduação Lato Sensu, em 69 cursos; e 228 estudantes matriculados na Pós-Graduação Stricto Sensu, em 6 cursos.

Atualmente

Em 2017, a atual Gestão (2017-2023) em consonância com o movimento global de mais aproximação das universidades com os ambientes onde atuam, conduz a UniSul para a sua terceira fase de Universidade Comunitária, assumindo a responsabilidade de atuar com impacto ainda mais relevante no desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, por meio da liderança e da participação ativa dos ecossistemas de inovação das regiões de sua abrangência para firmar-se, então, como Universidade Comunitária e Inovadora.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo