5 formas de ingressar na faculdade através da nota do Enem

• Dicas da Unisul

Você nem precisa esquentar mais a cabeça!

Feito o Enem agora é só uma questão lógica: encaixar o seu sonho de fazer a graduação em uma faculdade de confiança usando bem a sua nota.

Antes disso, entenda um pouco mais sobre a forma de ingresso mais concorrida: o Sisu – Sistema de Seleção Unificada, que garante milhares de vagas em universidades públicas de todo o Brasil. Para isso, ter uma nota muito alta no Enem é determinante. Mas, se você não conquistar uma dessas vagas, calma! A gente vai te apresentar outras formas de acesso a sua graduação. Ok? É só prestar atenção nas opções abaixo.

NO SISU #1

Entre no site do Sisu. Após, inserir a sua nota do exame de janeiro 2021 é só seguir o passo a passo para encontrar sua vaga e aumentar a sua chance de começar sua graduação, logo.

Assim como montar um quebra-cabeça, comece pelas bordas.

Ou seja, liste as instituições do seu interesse, a partir da relação da nota de corte que viu no site. Fique de olho na qualidade do seu curso nas instituições que vai selecionar. Preste atenção também na localização e praticidade de acesso, horário das aulas e o tudo mais que for importante para você. Não adianta escolher uma universidade e descobrir depois vários impedimentos.

Se liga, precisa ter certeza que a nota de corte das escolas que escolheu está em equivalência com a sua nota no Enem.
Se oriente, é legal que você faça dois grupos de instituições. Em um você inclui as escolas mais desejadas cujas notas de cortes estão um pouco acima da sua nota no Enem. No outro grupo, as instituições com nota de corte igual ou inferior à sua nota. Combinado?
Se atente à inscrição: nesta hora, você precisa preencher o formulário indicando como 1ª opção uma das faculdades do grupo um e como 2ª opção uma do grupo dois.
Se deu bem! Agora é só acompanhar as variações das notas de corte. Desta forma, você ajusta as suas escolhas para ter sempre uma escola preferida no ranking de 1ª opção. E, outra com mais possibilidade de aprovação, na 2ª.

NO PROUNI #2

Por outro lado, se está quebrando a cabeça por uma questão de falta de tempo ou por ter um emprego, ou até mesmo porque precisa encontrar um, a solução que pode encaixar melhor é escolher uma universidade privada com horário compatível com a sua agenda.

Há pessoas que decidem por uma instituição de ensino superior que tenha mais match com os seus propósitos pessoais. Você talvez já tenha em mente a sua universidade preferida. Aí é só correr e ser objetivo na inscrição do programa de bolsas do Prouni.

Etapas Prouni

1ª: processo regular, você pode participar desde que tenha realizado a última prova do Enem e ter tirado nota igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

2ª: no processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes, você concorre se for docente da rede pública e que vise bolsa em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica e/ou tenha participado de algum Enem a partir de 2010 e, claro, obtido média total igual ou superior a 450 pontos e pontuado na redação.

O Programa Universidade para Todos direciona bolsas aos estudantes de baixa renda. E você deve ter feito a última edição do Exame Nacional de Ensino Médio para participar do processo de seleção, além de ter renda familiar bruta de até 2,5 salários mínimos / pessoa. Fique de boas, ainda temos outras opções de ingresso, continue lendo este post.

NO FIES #3

O Fundo de Financiamento Estudantil oferece financiamento do seu curso com baixos juros, desde que seja a primeira graduação e que faça parte de uma família considerada de baixa renda, assim como no Prouni. O bom é que o estudante só vai começar a pagar o curso após formado.

Prouni e Fies, o que tem em comum?

Se quer se inscrever num dos dois sistemas, é imprescindível ter conquistado no mínimo 450 pontos na média das provas. Ter nota superior a zero na redação. E claro, todo estudante necessita comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos / pessoa.

COMPLEMENTANDO VESTIBULAR #4

Existem faculdades que usam a nota do Enem para complementar a pontuação do vestibular tradicional. Neste caso, estudante faz as duas provas, a do Enem e a do vestibular. Assim, a pontuação final é de acordo o seu desempenho de ambas.

ENCAIXE DIRETO #5

A última pecinha a ser coloca no processo é sempre a mais gostosa, né mesmo? Então, vem com a gente. A UniSul oferece Seguro Educacional e outros financiamentos estudantis incríveis, além de contar com o Fies.

Na UniSul, o seu mérito é sempre reconhecido. Todo início de semestre há sempre ótimas condições. Muitas delas, utilizam a sua nota do Enem para oferecer bolsas de estudo em todo o curso que podem chegar até 100%.

Independente disso, se você tem nota superior a 450 pontos do último exame ou de edições a partir de 2010, você já está a um passo de ter acesso à educação de altíssima qualidade UniSul.

Consulte o nosso site, temos centenas de cursos, 60 convênios de cooperação internacional, conexão direta com o mundo do trabalho e o projeto Vida & Carreira. E o melhor, estamos aqui coladinhos em você, no Sul. Quer mais? Conecte-se com a gente.

Ah, ainda temos o Vestibular Tradicional, Vestibular Agendado e avaliação de Histórico Escolar. Tá bom demais para ser verdade, né? Então, pare de quebrar a cabeça e una as peças do seu sonho com nosso método inovador de ensinar.

Viu só! Aqui, tudo se encaixa com o seu jeito e desejo de estudar na UniSul.