Antes de ser um milionário no futuro, defina com segurança sua vida agora

Escolher entre os cursos superiores mais valorizados no mercado é o melhor investimento

O mundo do trabalho é vibrante e mutável. Porém, essas mudanças não acontecem de um dia pro outro. Quando o mercado começa a apontar a demanda, é que as empresas startam a busca por esse tipo de profissional e, logicamente, as instituições criam ou aprimoram cursos pra atender. Uma profissão nova, para rodar com autonomia, leva uns 5 anos. Ou seja, o tempo adequado pra você fazer uma facul e agarrar sua oportunidade.

Por outro lado, há algumas profissões que necessitam apenas de um upgrade. Por isso, neste tipo de estudo, a gente acaba deparando também com uns cursos bem tradicionais. O que você precisa é avaliar a capacidade de inovação e a atualização prática das unidades curriculares da instituição de ensino superior que está no seu radar.

Em 2021, especialmente, as profissões estão sendo impactadas pelo uso das tecnologias e formas de trabalho. Quer alguns exemplos? A desmistificação do home office, das videoconferências, do e-commerce e de várias outras práticas no ambiente digital. É notável que trabalhadores e empresas vão se adaptando ao novo normal. Bora saber quais áreas, funções e cursos são destaques?

Grupo 1

Tecnologia: com a pandemia, os profissionais de tecnologia foram ainda mais valorizados. Afinal, foram responsáveis em manter uma boa parte dos negócios ativos. A transformação digital passou a exigir novos talentos pra manter a economia girando.

Funções: segurança da informação; gestor de dados; engenheiro de dados; desenvolvedor e engenheiro de software; gestor de cloud; business intelligence etc.

Cursos: Gestão da Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Grupo 2

Finanças e Contabilidade: com a Covid, a saúde financeira das organizações está precisando de cuidados especiais. A demanda é a longo prazo. Reaquecer o mercado com baixos investimentos e com poucos recursos é tarefa para especialista.

Funções: tesoureiro; contador; fiscal; comprador; vendedor; gerente administrativo e financeiro; planejamento financeiro; controladoria e outras funções similares.

Mercado Financeiro: com a crise, a área de fusões e aquisições cresceu bastante. Esse setor passou a usar ainda mais tecnologia. Logo, profissionais com expertise em reestruturação digital vão continuar sendo procurados. Em paralelo, a área de seguros continua crescente.

Funções: gestor de fusões e aquisições; analistas de crédito e reestruturação de dívidas; analista de finanças; gerentes e CFO; especialista em riscos, compliance e auditoria; analista de back office; profissionais com competência em atuarial e precificação.

Cursos: Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Gestão Financeira.

Grupo 3

Vendas e Marketing: com o mercado fragilizado, esses profissionais precisam ser ressignificados para atender as exigências do novo cenário. Até por isso, a contratação de mão de obra “sem vícios” pode ser o caminho. E, para tal, uma ótima formação é imprescindível.

Funções: especialista em growth hacking; CX (customer experience); executivo de vendas; gerente comercial; gestor de e-commerce; especialista em marketing digital; CRM; dentre outras novidades.

Recursos Humanos: com a mudança da forma de atuação, com novos tipos de contratações, necessidade de treinamento e requalificação, com o auxílio na adaptação ao home office e cuidados com o bem-estar das equipes, os profissionais de RH passam a ser mais acionados.

Funções: remuneração e benefícios; business partner; pessoal; gerente; head etc.

Cursos: Marketing, Gestão Comercial, Publicidade e Gestão de Recursos Humanos.

Grupo 4

Logística: com o aumento das vendas on-line, esse profissional é cada vez mais chave. Ele é responsável pelo desempenho operacional, garantindo estoques, entregas e busca de soluções mercadológicas.

Funções: o especialista dessa área, em geral, é multidisciplinar e tem como desafio aprimorar a inteligência de processos como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entregas.

Cursos: Logística e Administração.

Grupo 5

Engenharia: esse segmento, a partir de 2021, tem como destaque as áreas de meio ambiente, sustentabilidade e agronegócios. Mantendo-se firme a engenharia civil e as áreas que envolvem a eficiência energética.

Funções: gerente e gestor ambiental; comprador; engenheiro de aplicação; gerente de operações; gestor de supply chain; gerente de projetos; engenheiro de obras etc.

Cursos: Gestão Ambiental, Gestão do Agronegócio e Engenharia Civil e de Produção.

Grupo 6

Jurídico: nesse campo, duas tendências estão mais imponentes: o direito digital e a área cível. O digital é devido à imensa transformação que o mundo dos negócios sofreu e a cível, sempre em alta, cresceu ainda mais com às mudanças de paradigmas de formas das relações.

Funções: generalista de empresa; advogados de contencioso cível, trabalhista, tributário, contratual e de defesa do consumidor. Há, também, os especialistas em dados jurídicos (BI).

Curso: Direito.

Saúde: por tudo que se foi dito, só a saúde garantiu a humanidade estar aqui, hoje, para fazer essa revisão e inovação profissional. Logo, dispensa apresentação. A tradicional área da saúde está mais em alta do que nunca!

Cursos destaques: Medicina, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia.

Deu para dar uma atualizada?

Após apresentação do cenário, cursos e funções, você que está prestes a iniciar sua vida universitária deve estar se sentindo por dentro, né? Se não foi o bastante, relaxa. É só dar uma navegada nas inúmeras apostas que existem na página de cursos da Unisul.

Certamente, uma das graduações vai casar com seu desejo de ser mili…

A gente quer te empoderar e ajudar a trilhar o melhor plano de vida e carreira que vai te levar onde quiser chegar.

Para começar, escolha seu curso e cola com a Unisul.

Fortalecendo comunidades, formando cidadãos do mundo.