Corpo docente da Unisul é referência no mundo do trabalho

Juízes, jornalistas, engenheiros, representantes de associações e até o técnico brasileiro da seleção de karatê integram o grupo de docentes

A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) é reconhecida pela qualidade de ensino, investimento na produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento, por intermédio da pesquisa, em todos os níveis e áreas de conhecimento.

Para tanto, conta com um corpo docente experiente e qualificado, formado por profissionais que são referências na área em que atuam. São juízes, militares, engenheiros, técnico esportivo, criadores de projetos sociais e presidentes de associações que, além de preparação acadêmica, agregam com experiência do mundo do trabalho. Dos cerca de 800 professores que atuam nas unidades da Unisul, mais de 75% possuem títulos de mestres e doutores.

No Jornalismo, há nomes como Ronaldo S’Antana, jornalista que possui programa de grande audiência na rádio local; Darlete Cardoso, jornalista e escritora de livros com perfis de personalidades e instituições; e Reginaldo Osnildo, produtor de rádio local, ligado às tendências digitais.

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda contam com a experiência do professor Mario Abel Bressan Jr., profissional de grande destaque na área de geração de conteúdo e de bastante repercussão sobre o ensino afetivo; e da professora Karini Schulter, à frente de uma agência de gestão de conteúdo que vem se destacando na região Sul do país.  Sob orientação dos docentes, semestralmente os alunos atendem clientes e criam campanhas de publicidade reais.

Na área de Moda da Unisul, um dos destaques é a professora Suellen Vieira, mestra em sustentabilidade da moda.

Juízes e tenentes no Direito

Classificado entre os melhores cursos de Direito do Brasil segundo o Índice Aguillar Education (IAE), o curso de Direito da Unisul traz em seu corpo docente o Juiz de Direito Paulo da Silva Filho, e o tenente coronel comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, Silvio Roberto Lisboa.

A Unidade Pedra Branca conta com a atuação da professora Cláudia da Silva Prudêncio, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil, Santa Catarina. Na unidade Içará, atuam Alex Sandro Teixeira da Cruz, promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina, e Ronaldo Cruz, tenente-coronel da Polícia Militar que atualmente é o comandante do 19º Batalhão da PM de Araranguá/SC.

Alunos do curso de Relações Internacionais contam com a experiência de Luciano Daudt, que há seis anos atua no Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de SC, participando da formação política para jovens do Estado; e do professor Ricardo Neumann, doutorando pela Universidade Mcgill no Canadá.

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação têm no corpo docente profissionais que se destacam no mundo do trabalho, a exemplo do professor Cesar Renato Alves da Rosa, engenheiro químico, empresário no ramo de moagem de minério e um dos mais antigos professores do curso de engenharia química. Além dele, há o professor Eder Fernandes Vieira, egresso da Unisul e referência no Senai no programa Google Education.

No curso de Ciências Aeronáuticas (UnisulVirtual), um dos destaques é o patrono do curso, Ozires Silva, cofundador da Embraer e um dos maiores nomes da história da aviação brasileira.

Área da Saúde reúne atleta e presidentes de associações

Merecem destaque também os professores do curso de Psicologia. Docente, mestre e doutoranda, Dâmaris de Oliveira Batista de Souza fundou o primeiro serviço de psicologia em Batalhão Militar no Estado de SC. É autora de outros projetos sociais de impacto na região.  Também doutora, Andréa Volpato Wronski é psicóloga clínica reconhecida na comunidade por sua atuação profissional, e frequentemente é homenageada pelos estudantes.

Na área da Saúde, o curso de Biomedicina conta com o atleta bacharel em Educação Física Fabrício de Souza, técnico da seleção brasileira de karatê. Souza também compõe as equipes técnicas das seleções da cidade de Tubarão e do Estado de São Catarina, e preside a Associação Impacto, entidade sem fins lucrativos que tem como atividade principal a promoção da saúde por meio da prática esportiva.

Já Farmácia oferece um corpo docente formado por profissionais ativos na área da Saúde em SC. O professor Daisson José Trevisol é presidente da Fundação Municipal de Saúde; Alessandra de Sá Soares participa do Conselho Municipal de Saúde; e Deisy da Silva Fernandes Nascimento trabalha na vigilância epidemiológica regional de ISTs na 19ª Supervisão Regional de Saúde.

O curso de Odontologia traz em seu corpo docente o odontopediatra Marcos Ximenes Filho, presidente da Associação Catarinense de Odontopediatra.

Por fim, destacam-se também os docentes do curso de Sistemas de Informação, em especial a professora Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, coordenadora do curso, que possui pós- doutorado em Tecnologia da Educação, doutorado em Educação Científica e Tecnológica e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.