Em dez anos, matrículas em cursos superiores a distância cresceram 378%

Unisul é pioneira neste formato; Unisul Digital atende mais de 4 mil alunos em 78 polos espalhados por todo o Brasil

Em dez anos, de 2009 a 2019, o número de novos alunos em cursos de ensino superior ministrados a distância aumentou 4,7 vezes: foi de cerca de 330 mil estudantes para mais de 1,5 milhão, um crescimento de 378,9%. Os dados são do Censo de Educação Superior 2019, divulgado no final de 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação.

Enquanto a participação percentual dos ingressantes em cursos de graduação a distância em 2009 era de 16,1%, em 2019 ela subiu para 43,8%. Em números absolutos a modalidade representava 2 milhões de matrículas – o equivalente a 28,5% do universo da graduação.

Os dados são anteriores ao início da pandemia do coronavírus – hoje, devem ser ainda maiores, já que as atividades presenciais estão restritas e as salas de aula virtuais são uma realidade para a maioria dos estudantes.

E os cursos tecnólogos, de menor duração – 2 a 3 anos – acompanham essa tendência. Quase 60% das matrículas de cursos tecnólogos já são a distância; esse percentual era 28,5% em 2009.

Unisul é pioneira neste formato

Desde 2002, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) está credenciada pelo MEC a ofertar cursos de ensino a distância, pela Unisul Digital. Em 2003, ela passou a oferecer seu primeiro curso: Gestão Estratégica das Organizações e Especialização em Matemática. No ano seguinte, entraram no portfólio os tecnólogos de Varejo e Serviços; Gestão Pública, Gestão Financeira e o Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional.

Na sequência,  em 2005, foram lançados os cursos de Web Design, Gestão da Informação, Segurança Pública, e Comércio Exterior. Com a realização do convênio de cooperação com o Ministério do Exército Brasileiro, em 2006, a Unisul Digital lançou o curso de Administração – Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), seguido por Turismo Rural, Licenciatura em Matemática e Ciências Contábeis.

Para se ter uma ideia do crescimento, em 2004 havia 1.546 estudantes matriculados na graduação, e 762 nos cursos de pós-graduação. Atualmente, a  Unisul Digital atende em torno de 4.100 estudantes alunos em 78 polos espalhados por todos os estados do Brasil.

Moacir Heerdt, Gerente da Rede de Polos da Unisul Digital, explica que o ambiente virtual de aprendizagem da instituição passou por uma reconfiguração em 2018, e tornou-se totalmente responsivo. Segundo ele, dessa forma, o estudante pode acessar o ambiente contendo todos os conteúdos das aulas em qualquer dispositivo móvel, possibilitando que ele realize os estudos em qualquer momento e lugar, bastando estar conectado à internet.

Vantagens do ensino remoto

O aumento exponencial de matrículas em cursos superiores oferecidos remotamente reflete uma situação bem concreta no dia a dia dos estudantes: a necessidade de conciliar trabalho, afazeres domésticos e família.

O ensino on-line também permite acesso a cursos e universidades distantes da residência dos alunos, algo que não seria possível presencialmente. E, com a chegada da pandemia, essa situação se consolidou de vez.

Quando bem aplicado, apoiado por ferramentas tecnológicas, o método é tão eficaz quanto a modalidade presencial, e ainda estimula nos estudantes o desenvolvimento de autonomia, responsabilidade e gerenciamento de tempo – características valiosas que serão levadas para sua vida profissional.

Se você está pensando em optar por essa modalidade, confira a seguir os 10 maiores cursos de graduação a distância, em número de matrículas, na rede federal e privada, de acordo com o Censo Escolar da Educação Superior:

Na rede privada:

Rede pública: