Saúde mental: por que é importante integrá-la ao ensino superior

Ensino de yoga e meditação já estão no currículo dos cursos de graduação de algumas instituições da Ânima Educação, e Unisul traz mindfulness para extensão curricular

Aulas de yoga, meditação, psicologia positiva ou técnicas de mindfulness. Pode ser difícil acreditar, mas essas práticas já são realidade no currículo da graduação de várias instituições de ensino superior.

É fato que o aluno precisa dominar o conteúdo técnico para adquirir conhecimento e se desenvolver em sua carreira. Mas dedicar um tempo para se alongar, esvaziar a mente, desacelerar e praticar ações que o ajudem na conexão com ele mesmo tem sido cada mais fundamental. Com a saúde mental em dia, até a aprendizagem tende a ser facilitada.

Para Rafael Ávila, diretor de inovação da Ânima Educação, a presença massiva da tecnologia e as inovações advindas do século 21, vão exigir cada vez mais que o mundo pare um pouco, olhe para si mesmo, reaprenda a respirar e cuide da saúde mental de alguma forma.

“Entendo que as habilidades que vão emergir e ser muito valorizadas agora na década de 2020 serão aquelas ligadas à espiritualidade em um contexto mais geral, como resiliência, compaixão, empatia”, complementa.

Curso de extensão da Unisul traz Psicologia Positiva e Mindfulness para alunos

Além da opção de introduzir práticas voltadas para a saúde mental na grade curricular, crescem também as opções de cursos de extensão que ensinam técnicas para estudantes levarem para a vida. É o caso da Universidade do Sul de Santa Catarina, a Unisul, que oferece o curso de extensão Psicologia Positiva e Mindfulness na unidade Pedra Branca.

O objetivo do centro universitário é mostrar como as técnicas de “atenção plena” trazidas pelo Mindfulness, que se caracterizam por aumentar o foco no agora e de forma consciente, podem ser aplicadas para o dia a dia dos estudantes, ampliando seu engajamento, melhorando sua produtividade e desempenho – seja acadêmico ou profissional – e ainda possibilitando uma maior efetividade ao resolver desafios da vida e da carreira.

O curso é ministrado por mestres em Educação para Saúde e psicólogos na unidade Pedra Branca da Unisul, em Palhoça, Santa Catarina.

Além do mindfulness, práticas constantes de yoga e meditação ajudam a combater o estresse e a controlar ansiedade, pois permitem que o indivíduo se concentre no presente. Também colaboram para melhora do equilíbrio, postura e alívio das dores corporais.

Atividades como essas ajudam na consciência corporal e possibilitam que o praticante consiga ter mais controle sobre a mente em benefício do corpo.

Depressão é principal causa de adoecimento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um em cada cinco adolescente enfrenta algum transtorno de saúde mental. De acordo com a organização, a depressão é uma das principais causas de adoecimento entre jovens.

A maioria dos transtornos mentais entre adolescentes não é diagnosticada, muito menos tratada. Uma depressão negligenciada por até evoluir para um suicídio, a segunda maior causa de morte entre pessoas com 15 a 29 anos de idade.