Sete apps que facilitam a vida do universitário

• Dicas da Unisul
Já que o celular virou companheiro inseparável, melhor fazê-lo trabalhar a seu favor

Ninguém mais é capaz de ficar sem ele: apesar de redes sociais e jogos monopolizarem nossa atenção, o smartphone pode ser uma mão na roda na hora de estudar. Isso inclui desde aplicativos de agenda, organização de tarefas, cálculos e línguas estrangeiras, até aquele que não te deixa perder a hora de manhã. Confira sugestões abaixo:

Evernote

Seu avatar, um elefante, já diz a que veio, em referência a essa característica marcante do animal. Esse app não te deixa esquecer nada, reunindo bloco de notas, calendário, lista de tarefas e digitalização de papéis e documentos. Disponível para os sistemas Android e iOS. Dá para fazer um teste gratuito, e depois são R$ 6,66 por mês.

Coursera

App que oferece cerca de três mil cursos com professores de universidades renomadas do mundo inteiro. O catálogo de cursos é impressionante, e vai dos mais tradicionais, como inglês e linguagem de programação, até budismo ou gerenciamento de companhias de luxo. A maioria dos cursos tem pelo menos uma parte gratuita. O app também permite solicitação de ajuda financeira para os que são pagos.

Fintonic

Estudante está sempre sem dinheiro, não é mesmo? Esse app de fácil manuseio serve para organizar gastos pessoais, saber onde se gasta o dinheiro e até receber alarmes em caso de cobranças em duplicidade, por exemplo. A versão é em português e gratuita.

Bookari

O app possui suporte para os mais famosos formatos de e-books, o EPUB2 e o PDF. Disponível na App Store e no Google Play, o Bookari é uma ferramenta e-reader completa, e o melhor, de graça (tem uma versão mais completa, inclusive com audiobooks, que é paga). Assim como no Kindle, o Bookari também disponibiliza a função de sincronização de leitura entre diferentes dispositivos: você pode ler a mesma obra no seu celular e tablet e não se perde na leitura.

Fórmulas Free

Reúne fórmulas de conversão de unidades, equações, geometria analítica, trigonometria, álgebra, integrais e derivadas. É possível compartilhar fórmulas com os amigos, armazenar as mais utilizadas e escolher a linguagem desejada, o que pode auxiliar alunos de intercâmbio. É grátis, para Android e iOS, e pode ser usado em tablets com interfaces compatíveis.

Volp

‘On-line’ tem hífen ou não? Aqui você descobre. O Volp é a versão mobile do vocabulário ortográfico da língua portuguesa. São mais de 380 mil verbetes e, ao digitar uma palavra na caixa de pesquisa, o estudante visualiza nos resultados a grafia correta da palavra e a classificação gramatical do termo. E on-line tem hífen, sim. O app é grátis.

Alarmy

Finalmente, se você não consegue sair a tempo da cama para estudar, esse é especial para você. O app é um despertador que só para de tocar se você levantar e cumprir uma tarefa, tipo fazer uma foto de algum cômodo da casa ou resolver um problema de matemática. É de graça, mas só para Android. Quem tem IPhone pode baixar o Alarm Clock Waking Up, que também te obriga a fazer alguma coisa para parar de tocar o despertador, como um joguinho da memória ou chacoalhar o celular três vezes. É grátis também, mas é em inglês.