A prova é destinada especialmente a alunos e futuros alunos dos cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, mas também podem participar estudantes de outras instituições que necessitam obter certificação de proficiência em língua estrangeira com foco na compreensão escrita (leitura).

• MODALIDADE: Presencial
  • LOCAL DO CURSO: Campus Florianópolis
  • DURAÇÃO: 4h cada exame
  • INVESTIMENTO: Ver Valores

Sobre o Curso

exame de proficiência em leitura da Unisul visa atender a uma demanda de ordem acadêmica e cujo objetivo é avaliar o nível de conhecimento do candidato no que tange à língua estrangeira com foco na compreensão escrita (leitura). Esse exame não valida provas de proficiência que necessitem da avaliação das quatro habilidades linguísticas, ou seja, falar, ouvir, escrever e ler. Para tal, o candidato deve se submeter ao Exame de Proficiência para o Exterior.

A prova é destinada especialmente a alunos e futuros alunos dos cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, mas também podem participar estudantes de outras instituições que necessitam obter certificação de proficiência em língua estrangeira com foco na compreensão escrita (leitura).

A metodologia é constituída pelas orientações e aplicação de uma prova na língua desejada pelo estudante. As orientações, a resolução da prova e a divulgação do resultado são realizadas por meio do Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Sobre o exame:

• constitui-se de um texto de 60 (quarenta) a 80 (sessenta) linhas em língua inglesa;
  • objetiva verificar a compreensão textual por meio de tradução E/OU da interpretação;
  • engloba a compreensão do sentido do texto por meio de questões relativas ao seu conteúdo;
  • inclui questões no formato de múltipla escolha, verdadeiro/falso, preenchimento de lacunas, perguntas, tradução, entre outros;
  • referencia os seguintes aspectos quanto à correção: P = Proficiente; NP = Não Proficiente. São considerados proficientes os candidatos com rendimento igual ou superior a 70%;
  • fica disponível para resolução e postagem em um período de 24h.

Como Matricular-se

• Inscrições: de 23/08/2021 a 18/09/2021
  • Disponibilização da prova on-line em: 27/09/2021
  • Data limite de envio da prova em: 28/09/2021
  • Prazo para correção e disponibilização do resultado: 04/10/2021

A idade mínima para participação é de 14 anos.

O boleto para confirmação da matrícula, gerado no ato da inscrição, deve ser pago até a data de vencimento.

Fique atento!

• O candidato pode usar dicionário para a realização da prova escrita.
  • O resultado é divulgado 10 dias após o exame, ou pode ser obtido pelo e-mail programa.linguas@unisul.br.
  • O certificado estará disponível online 5 dias após a divulgação do resultado.
  • A proficiência para intercâmbios exige avaliação escrita e oral, e o candidato deve disponibilizar a informação no ato da inscrição.

Para a realização do exame, você deverá se inscrever no Sistema Acadêmico Minha Unisul, escolhendo a data de realização do exame.

Após a inscrição, é necessário gerar o boleto de taxa e providenciar o pagamento, pelo Minha Unisul.

Os alunos que tiverem sua inscrição confirmada, realizarão o Exame Proficiência através de sala online, aberta no ambiente virtual da Unisul.

Consulte o regimento para os Exames de Proficiência.

Regimento para Exames de Proficiência

R$ 130,00*

*Valor para estudantes da Unisul e estudantes das Escolas do Grupo Ânima.

Valor para a Comunidade Externa: R$ 230,00.

O valor pago será devolvido caso não haja número mínimo de inscritos no curso.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo