A Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Fundação Unisul), conforme prerrogativa estatutária, tem como finalidade promover a educação, a ciência, a cultura, o desenvolvimento social e comunitário sustentável, a criação, o desenvolvimento e a difusão da tecnologia, prioritariamente, na região em que está situada.
É uma das pioneiras do modelo comunitário de educação superior brasileiro e mantenedora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), articulando atitudes proativas, inovadoras e articuladas, além de infraestrutura – socioeconômica e ambientalmente adequada – voltadas a um modelo de gestão efetivo e portfólios transformadores que agreguem valor aos projetos de vida e que, sobretudo, promovam a inclusão social.
A Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Fundação Unisul) nasce do espírito comunitário, da ousadia e, especialmente, das necessidades que motivaram o desenvolvimento da cidade de Tubarão: primeiro, das necessidades das famílias, que conviviam com a única alternativa e angústia de encaminharem seus filhos para estudarem noutros Estados; e, segundo, das necessidades da região, com a dificuldade de reter seus talentos, perdendo a própria condição de crescimento e de promoção regional. A iniciativa comunitária e a atitude empreendedora dos tubaronenses transformaram a Fundação Unisul numa das pioneiras no modelo comunitário de educação superior brasileiro, cuja capilaridade se replicou por inúmeras cidades e continua a produzir seus efeitos, multiplicando Fundações e, sobretudo, a inclusão social em todo o território catarinense.
A visão de institucionalidade permeia os objetivos e as metas da estratégia fundacional, assegurando o cumprimento das competências da Fundação Unisul, mas, especialmente, a garantia o exercício da autonomia universitária na execução das suas atividades planejadas. Trata-se de uma institucionalidade que compreende o espírito de compartilhamento, sinergia e do ‘olhar’ para o todo, percebendo a presença e o legado da Unisul, independente de vinculação e da relação que se estabeleça, num movimento onde não existam partes e sim complementaridades.
As estratégias, as prioridades e a postura fundacional requerem, ainda, atitudes proativas, efetivas e articuladas frente ao setor governamental e comunitário, na construção e no desenvolvimento de alianças estratégicas que agreguem valor e inclusão social.
É neste contexto, sob premissas, desafios estruturantes e perspectivas, que a Fundação Unisul – a partir de seus eixos estratégicos, dos colegiados deliberativos e demais órgãos vinculados – buscará uma efetiva organicidade na arquitetura de relacionamento para acelerar as aspirações institucionais e alianças, numa visão de institucionalidade que contemple sua responsabilidade de mantença, mas, sobretudo, sua capacidade de articulação e de transformação.
Sebastião Salésio Herdt
Presidente da Fundação Unisul
1964
A UniSul começa como Faculdade de Ciências Econômicas, criada por lei municipal, concretizando uma demanda dos habitantes da cidade de Tubarão, no sul do Estado de Santa Catarina. Tem início, assim, uma parceria que no decorrer dos anos vai se fortalecendo no desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade e da Região.
1967
Aprovada pela Lei Municipal nº 353, de 25 de novembro de 1964, a Faculdade é vinculada ao Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), dando lugar à Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC).
1989
A FESSC se torna Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), por Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores, sancionada pelo Prefeito Municipal e reconhecida como Universidade, pelo Parecer nº 28/89 do Conselho Federal de Educação, homologado pelo Ministro da Educação, por intermédio da Portaria nº028, reconhecendo-a, respectivamente, como Instituição de Utilidade Pública Municipal e Federal.
1992
Resultado da reformulação de seu processo pedagógico e de sua estratégica de expansão territorial, em 1992 a Universidade inicia suas atividades no extremo-sul do Estado, criando o Campus de Araranguá – atualmente uma Unidade vinculada ao campus-sede. No decorrer desta década, a UniSul se consolida como uma das maiores e melhores universidades de Santa Catarina, quadruplicando seu portfólio, da Graduação à Pós-Graduação.
1996
Instala o Campus Grande Florianópolis, expandindo-se em seguida com a criação da Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, e diversas outras unidades na capital catarinense.
1998
Foram criadas as Unidades de Laguna, Imbituba, Içara e Braço do Norte.
2002
Conta com quase 23 mil alunos e dois mil professores e funcionários, atuando em 54 cursos. Neste mesmo ano a Universidade é credenciada pelo Ministério da Educação (Mec) para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade de Educação a Distância (EaD). Um ano depois, consegue o credenciamento para oferta de graduação a distância e autorização para atuar em cursos sequenciais.
2005
Cria o Campus Universitário UniSulVirtual para a gestão do Ensino a Distância da Instituição, com cursos de graduação e pós-graduação, atendendo a mais de 13 mil alunos que contam com 77 Polos de Apoio Presencial no País.
2016
A Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) é mantida pela Fundação UniSul e regida pelo Conselho Curador, órgão composto por representantes do Governo Municipal, Executivo e Legislativo e representantes da sociedade civil. Consolidada como Universidade Comunitária, a UniSul vem ofertando à comunidade uma série de serviços gratuitos em saúde, esporte, cultura e área jurídica, além de bolsas e outros benefícios que ampliam o acesso ao Ensino Superior. Em 2016, a UniSul contava com cerca de 25 mil estudantes matriculados na Graduação, em 117 cursos; 2.901 estudantes matriculados na Pós-Graduação Lato Sensu, em 69 cursos; e 228 estudantes matriculados na Pós-Graduação Stricto Sensu, em 6 cursos.
Atualmente
Em 2017, a atual Gestão (2017-2023) em consonância com o movimento global de mais aproximação das universidades com os ambientes onde atuam, conduz a UniSul para a sua terceira fase de Universidade Comunitária, assumindo a responsabilidade de atuar com impacto ainda mais relevante no desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, por meio da liderança e da participação ativa dos ecossistemas de inovação das regiões de sua abrangência para firmar-se, então, como Universidade Comunitária e Inovadora.
A Fundação Unisul rege-se:
- Pela legislação vigente.
- Por intermédio de seu Estatuto.
- Pelas resoluções de seus órgãos de administração: Conselho Curador e do Conselho de Administração.
Ao Ministério Público cabe velar pela Fundação Unisul, podendo, para este fim, praticar todos os atos necessários à preservação do patrimônio e dos objetivos da Fundação.
Neste sentido, são órgãos de administração da Fundação Unisul:
- Conselho Curador.
- Conselho de Administração.
- Presidência.
Conselho Curador
Conselho de Administração
O Conselho de Administração, órgão máximo de gestão e de deliberação em assuntos de política administrativa e financeira da Fundação Unisul, é constituído: pelo Presidente da Fundação Unisul; pelo Vice-Presidente da Fundação Unisul; pelo Secretário Executivo da Fundação Unisul; por oito Conselheiros, escolhidos pelo Conselho Curador da Fundação Unisul de dentro do quadro da Fundação Unisul a partir de lista tríplice para cada uma das vagas, encaminhada pelo Presidente da Fundação, todos com mandato de quatro anos.
- Sebastião Salésio Herdt
Presidente - Valter Alves Schmitz Neto
Vice-Presidente e Secretário-Executivo - Fábio Zabot Holthausen
Conselheiro - João Ghizzo Filho
Conselheiro - José Antônio Matiolla
Conselheiro - Lester Marcantonio Camargo
Conselheiro - Luciano Rodrigues Marcelino
Conselheiro - Mauri Luiz Heerdt
Conselheiro - Mauro Faccioni Filho
Conselheiro - Walmor Carlos Coutinho
Conselheiro - Gean Carlos Fermino
Suplente - Nadia Maria Soares Sandrini
Suplente
Presidência
- Sebastião Salésio Herdt
Presidente - Valter Alves Schmitz Neto
Vice-Presidente e Secretário-Executivo - Tatiana Meneghel
Procuradora Jurídica - Flávio Prá
Controller - Ildo Silva da Silva
Diretor da Unisul TV
Estatuto
Orçamento
- Fundação Unisul – Orçamento de 2020
- Fundação Unisul – Execucao Orçamentária – 2018
- Fundação Unisul – Execucao Orçamentária – 2017
- Fundação Unisul – Execucao Orçamentária – 2016
Demonstrações Contábeis
- Fundação Unisul – Demonstrações Contabeis 2019
- Fundação Unisul – Demonstrações Contabeis 2018
- Fundação Unisul – Demonstrações Contabeis 2017
Valores dos Serviços Acadêmicos
- Balanço Social 2019
- Balanço Social 2018
- Balanço Social 2017
- Balanço Social 2016
- Balanço Social 2015
- Balanço Social 2014
- Balanço Social 2013
- Balanço Social 2012
- Balanço Social 2011
- Balanço Social 2011 (versão em inglês)
- Balanço Social 2010
- Balanço Social 2009
- Balanço Social 2008
- Balanço Social 2007
- Balanço Social 2006
- Balanço Social 2005
- Balanço Social 2004
- Balanço Social 2003
A Unisul mantém parcerias com diversas instituições nacionais e internacionais.
- Associação Catarinenses das Fundações Educacionais Catarinenses (ACAFE)
- Universidades Comunitárias
- Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB)
- Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC)
- Organização Universitária Interamericana (OUI)
- Universia
- Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
- Guide Association
- Open Course Ware Consortium (OCWC)
Para cadastrar e acessar Currículo
Importante: currículos incompletos ou preenchidos com erros serão desconsiderados. Os candidatos classificados serão chamados, na medida em que houver vagas, observando a ordem de classificação.
Editais de vagas
Confira as vagas disponíveis nos Editais de seleção para professores e para a área administrativa.
Ao selecionar um dos editais, é responsabilidade do candidato acompanhar as etapas seguintes do processo seletivo que constam em edital: prova e entrevista. Para fazê-lo, deve entrar no edital, clicar sobre o cargo para o qual se inscreveu e verificar as etapas subsequentes.