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Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI)

Como funciona

Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI) coloca em prática a política de atenção ao estudante conduzindo programas e projetos amparados nestes princípios de equidade e inclusão, reconhecimento e valorização das diferenças e pelo compromisso com a permanência e o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes no Ensino Superior.

A principal ação do NAPI é assegurar os recursos necessários à equidade nas relações e processo ensino-aprendizagem para potencializar aprendizagens significativas e favorecer o desenvolvimento de competências variadas que levem todas as pessoas a terem sucesso em seu projeto de vida acadêmica.

Resumindo, o NAPI vem a contribuir com o compromisso de transformar o país pela educação dentro Ecossistema Ânima. Seguem algumas das ações realizadas pelo Núcleo:

  • Apoio Psicopedagógico (individual e em grupo);
  • Acolhimento e encaminhamento em saúde mental (o setor não realiza psicoterapia, mas acolhe e encaminha a demanda para rede parceira);
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes com deficiência;
  • Apoio aos docentes;
  • Oficinas, palestras, rodas de conversas relacionadas à aprendizagem, inclusão, saúde mental, diversidade e direitos humanos;
  • Projetos, pesquisas e imersões relacionadas aos objetos de atuação do setor.

Se você é estudante matriculado na UniSul, se interessou e/ou quer conhecer melhor o trabalho do NAPI, agende um atendimento, acesse a Aba Agendamentos.

Acessibilidade é, segundo a legislação brasileira, “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida (Brasil, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015/ Estatuto da Pessoa com Deficiência).

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    • Agendamento

      Agende um atendimento via Bookings.

      Você será encaminhado à página de agendamento e deverá informar dia e horário de sua preferência, conforme disponibilidade indicada.

      Os atendimentos são realizados pelo aplicativo Microsoft Teams e, quando necessário, presencialmente.

      • NAPI – Faculdade Unisul Itajaí – Clique aqui
      • NAPI – Faculdade Unisul Florianopolis:  Ilha e Continente – Clique aqui
      • NAPI – Campus Florianópolis (Dib Mussi/Pedra Branca/Unisul Digital) – Clique aqui
      • NAPI – Campus Araranguá, Braço do Norte, Içara e Tubarão – Clique aqui

      Outras dúvidas, nos procure pelos e-mails:

      NAPI – Campus Florianópolis (Dib Mussi/Pedra Branca/Unisul Digital):
      [email protected]

      NAPI – Campus Araranguá, Braço do Norte, Içara e Tubarão: [email protected]

      NAPI – Faculdade Unisul Florianopolis: Ilha e Continente: [email protected]

      NAPI Faculdade Unisul Itajaí: [email protected]

    • Quais são os programas ligados ao NAPI?
      • Atendimento Educacional Especializado (AEE).
      • Apoio Psicopedagógico para estratégias de aprendizagem.
      • Acolhimento e encaminhamentos relacionados a queixas emocionais.
      • Desenvolvimento de Cultura Inclusiva e diversidade.
    • Quem é o público no NAPI?

      Professores e estudantes devidamente matriculados.

      Os estudantes com deficiência sensorial (cegueira, baixa visão, surdez, deficiência auditiva); deficiência física; deficiência intelectual; mobilidade reduzida; necessidades especiais permanentes; transtornos do Neurodesenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

      Para receber os serviços oferecidos realize seu cadastro e mantenha-o atualizado no Sistema Acadêmico. O cadastro garante o atendimento de acordo com a especificação e as devidas comprovações.

      A Unisul tem 30 dias úteis para planejar o atendimento educacional especializado (AEE) a partir das informações fornecidas e quando alteradas. É importante ressaltar que o planejamento exige avaliação, análise, definição de estratégias e recursos de adaptação necessária ao seu processo de aprendizagem.

    • Atendimento Educacional Especializado (AEE)

      O Atendimento Educacional Especializado (AEE) diz respeito as ações de atenção ao estudante com deficiência, com transtornos do neurodesenvolvimento, altas habilidades/superdotação amparado nos princípios de equidade e inclusão a fim de promover um ambiente acadêmico inclusivo. Para ser atendido, utilize os canais da Aba agendamentos.

      O que é oferecido para a pessoa cega?

      É considerada pessoa cega quem tem ausência total da visão até a perda da projeção da luz.

      Para essas pessoas são oferecidas:

      • Acessibilidade informacional, adaptação/conversão em avaliações e trabalhos e demais atividades acadêmicas de acordo com a características do estudante;
      • Fiscais/ledores capacitados para avaliações presenciais;
      • Apoio psicopedagógico;
      • Dilação de prazos para o desenvolvimento de atividades avaliativas quando solicitado;
      • acompanhamento em sala de aula tendo a função de auxiliar o estudante na locomoção na instituição e leitura em livros, textos em tinta e afins.

      O que é oferecido para a pessoa com baixa visão?

      Pessoa com baixa visão é quem tem campo visual entre 5% e 30%. Para pessoas com baixa visão é ofertado:

      • Avaliações presenciais em fonte ampliada e com a ajuda de fiscais/ledores;
      • Acessibilidade informacional para os textos em tinta com o tratamento de ampliação da fonte;
      • Apoio psicopedagógico;
      • Dilação de prazos para o desenvolvimento de atividades avaliativas quando solicitado.

      O que é oferecido para a pessoa surda ou com deficiência auditiva?

      O deficiente auditivo utiliza próteses para correção da audição. A pessoa surda tem perda total (profunda bilateral) da audição e este pode ser alfabetizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou em Língua Portuguesa, com habilidade de leitura labial.

      Para esses estudantes é oferecido:

      • Acompanhamento de intérprete em Libras nas avaliações e durante a aula, tradução e interpretação em webconferência e webaula;
      • Apoio psicopedagógico;
      • Dilação de prazos para o desenvolvimento de atividades avaliativas quando solicitado.

      O que é oferecido para a pessoa com deficiência física, mobilidade reduzida e paralisia cerebral?

      A pessoa com deficiência física é o cadeirante e/ou usuário de próteses com condição temporária ou permanente que comprometa os movimentos e a locomoção.

      A paralisia cerebral é uma condição física que afeta os movimentos do corpo como resultado de um dano ao cérebro.

      De acordo com a características do estudante é oferecido:

      • Acompanhamento nas avaliações presenciais com fiscal/ledor e mobilidade dentro da instituição;
      • Apoio psicopedagógico;
      • Dilação de prazos para o desenvolvimento de atividades avaliativas quando solicitado.

      O que é oferecido para a pessoa com necessidade educacional específica?

      A necessidade educacional específica é a apresentação, em caráter permanente ou temporário, de algum tipo de deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas, altas habilidades, superdotação, transtorno do espectro Autista, da Deficiência Intelectual, do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É oferecido atendimento individualizado conforme a necessidade do estudante.

       Para esses estudantes é oferecido:

      • Apoio Psicopedagógico;
      • Adaptação de avaliações e demais trabalhos acadêmicos;
      • Apoio em atividades práticas e avaliativas, sempre que necessário e solicitado;
      • Dilação de tempo em atividades avaliativas, quando solicitado;
      • Interlocução com áreas clínicas e com demais profissionais;
      • Utilização de Tecnologia Assistiva (TA), voltada à Comunicação Alternativa/Aumentativa;
      • Enriquecimento  e flexibilização curricular, quando necessário.
    • Apoio Psicopedagógico para Estratégias de Aprendizagem

      O Serviço de apoio psicopedagógico e acolhimento para estratégias de aprendizagem consiste no suporte psicopedagógico de intervenção e prevenção nos processos cognitivos, psicossociais, culturais e pedagógicos. Seu principal objetivo é acompanhar o acesso e a permanência dos estudantes, por meio de atendimento individual e coletivo. Para ser atendido, utilize os canais da Aba agendamentos.

    • Serviços de Acolhimento e Encaminhamento das Queixas Emocionais

      Acolher e encaminhar a comunidade acadêmica no que for relacionado às queixas emocionais. Consiste em oferecer atendimentos relacionados às demandas de saúde mental que se caracterizam pela orientação e possível encaminhamento. Para falar conosco, utilize os canais da Aba agendamentos.

    • Programa de Desenvolvimento da Cultura Inclusiva e Diversidade

      O Programa de desenvolvimento da cultura inclusiva e diversidade tem como objetivo a promoção de um ambiente saudável, respeitoso e acolhedor, considerando a pluralidade humana. O NAPI promove ações individualizadas e coletivas em ambientes que contemplem toda comunidade acadêmica, considerando as suas diferenças e necessidades singulares, promovendo um ambiente equitativo.

    • Atividades do NAPI

      Além das ações específicas dirigidas a cada tipo de deficiência, o NAPI se relaciona com toda a comunidade acadêmica, visando à inclusão de todas as pessoas, independente da sua condição e a promoção da educação para todos.

      Confira as atividades do NAPI:

      1. Recepção e acompanhamento individual de estudantes;
      2. Recepção aos estudantes calouros cadastrados no NAPI;
      3. Acompanhamento no acesso e a permanência de estudantes com deficiência (sensorial, física, intelectual), transtornos do Neurodesenvolvimento e altas habilidades/superdotação;
      4. Acompanhamento do desempenho do estudante, a evasão escolar e índices de aproveitamento de estudantes com deficiência;
      5. Elaboração de parecer e desenvolvimento de planos de atenção à aprendizagem para estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE);
      6. Mediação entre os estudantes com deficiência ou NEE e comunidade em situações que envolvam o relacionamento de estudantes com seus pares, professores e demais profissionais da Instituição;
      7. Orientação pedagógica individual e coletiva aos professores;
      8. Orientação e execução na adaptação do espaço de estágio externo;
      9. Capacitação para funcionários, estagiários e monitores sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino superior;
      10. Aplicação de avaliações e descrição de filmes com ledores para estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas;
      11. Capacitação de estagiários e fiscais ledores para atuar junto aos estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas;
      12. Apoio na adaptação de conteúdos e imagens de conteúdos acadêmicos;
      13. Ações permanentes focadas na acessibilidade atitudinal para o atendimento acadêmico e comunidade externa;
      14. Acompanhamento da estruturação e aplicação de tecnologias assistivas;
      15. Criação e manutenção de parcerias com instituições que representam os interesses de pessoas deficientes ou com necessidades educacionais específicas;
      16. Palestras informativas nos cursos da Unisul.
    • Atuação do NAPI

      Conheça os principais eixos de atuação do NAPI relativos a Acessibilidade:

      1. Acessibilidade arquitetônica: está relacionada à adequação de estruturas físicas, nas residências, nos edifícios, nos espaços urbanos e nos meios de transporte individuais ou coletivos;
      2. Acessibilidade comunicacional: busca a diminuição das barreiras na comunicação interpessoal (língua de sinais, leitura labial, audiodescrição), escrita (jornal, revista, livro, carta, apostila, textos em Braille, uso do computador portátil) e virtual (acessibilidade digital);
      3. Acessibilidade metodológica: é a adequação de métodos e técnicas pedagógicas de estudo, de trabalho, de ação comunitária (social, cultural, artística, entre outros) às pessoas com deficiência ou necessidades educacionais específicas;
      4. Acessibilidade instrumental: busca diminuir as barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo, de trabalho, de lazer e recreação (comunitária, turística, esportiva, entre outros);
      5. Acessibilidade na web: visa garantir a mobilidade e a usabilidade de recursos computacionais. Promove alternativas digitais equivalentes para conteúdo auditivo e visual;
      6. Acessibilidade programática: o objetivo é a superação das barreiras embutidas em políticas públicas (leis, decretos, portarias), normas e regulamentos;
      7. Acessibilidade atitudinal: é a promoção na comunidade de atitudes pró-inclusão social, que desestimulem preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminações nas pessoas em geral.
    • Dicas

      Muitas pessoas ficam confusas e não sabem ao certo como agir quando encontram alguém que tenha alguma deficiência. Este mal estar pode ser evitado se pessoas deficientes e não deficientes interagirem mais frequentemente no trabalho e na sociedade. Por isso, o NAPI preparou algumas dicas de convivência com deficientes e com necessidades específicas.

      Confira as dicas do NAPI.

      Cão-Guia

      Ao encontrar um cão-guia:

      1. Não distraia o cão-guia enquanto ele estiver em serviço;
      2. Nunca toque na guia de um cão-guia, apenas o seu dono o deve fazer;
        Nunca ofereça comida à um cão-guia;
      3. Quanto mais ignorar o cão-guia, melhor.

      Atenção: Os cães-guia tem o mesmo direito dos donos de gozar de livre acesso a ambientes públicos (direito previsto na Lei nº 11.126, de 25 junho de 2005).
       
      Deficiente visual
      Deslocamento: para orientar o deficiente visual no deslocamento, procure deixá-lo de forma que ele ande em linha reta, evitando andar em diagonal e realizando giros, que confundem o estudante que já conhece o campus e sabe localizar-se. Localize-o sobre o caminho que está percorrendo, pois se este for diferente do que ele está habituado irá confundi-lo.

      Orientação por telefone: procure sempre que possível orientá-lo com atalhos do teclado. O deficiente visual não utiliza o mouse, isso aumenta a dificuldade de localizar links e nomes, principalmente quando se utiliza termos como “abaixo de”, “próximo de”.
       
      Deficiência auditiva/surdez
      Fale sempre com a pessoa surda de frente, sendo expressivo ao falar, procurando conversar em ritmo natural para facilitar a compreensão da linguagem.
      Falar com voz clara, sem gritar, usando um tom natural. Uma voz muito forte ou muito aguda pode provocar distorção de sons para os deficientes auditivos que usam aparelhos de amplificação.
       
      Paralisia cerebral
      É muito importante respeitar o ritmo de quem tem paralisia cerebral. Usualmente ele é mais vagaroso no que faz. Tenha paciência ao ouvi-lo, a maioria tem dificuldade na fala. Não o trate como uma criança ou incapaz.
       
      Deficiente físico
      É importante perceber que para uma pessoa sentada é incômodo ficar olhando para cima por muito tempo. Portanto, ao conversar por mais tempo que alguns minutos com uma pessoa que usa cadeira de rodas, se for possível, lembre-se de sentar, para que você e ela fiquem com os olhos no mesmo nível.

      A cadeira de rodas (assim como as bengalas e muletas) é parte do espaço corporal da pessoa, quase uma extensão do seu corpo. Apoiar-se na cadeira de rodas é tão desagradável como fazê-lo numa cadeira comum onde uma pessoa está sentada.
      Ao empurrar uma pessoa em cadeira de rodas, faça-o com cuidado. Preste atenção para não bater naqueles que caminham à frente.Se parar para conversar com alguém, lembre-se de virar a cadeira de frente para que a pessoa também possa participar da conversa.

      Saiba mais sobre como lidar com pessoas com deficiência física.
       
      Dicas gerais

      1. Dirija-se sempre ao próprio deficiente, quando o assunto referir-se a ele, mesmo que esteja acompanhado. Isso serve para todas as deficiências;
      2. Converse normalmente, para que o deficiente não se sinta diferenciado por perceptível constrangimento no falar do interlocutor;
      3. É indelicado designar alguém por sua deficiência física;
      4. Não trate a pessoa com deficiência ou necessidade especifica com assistencialismo, pois não são carentes e necessitadas.

       
      Portador de deficiência (Pessoa com deficiência)
      No Brasil, tornou-se bastante popular, acentuadamente entre 1986 e 1996, o uso do termo portador de deficiência. Pessoas com deficiência vêm ponderando que elas não portam deficiência; que a deficiência que elas têm não é como coisas que às vezes portamos e às vezes não portamos (por exemplo, um documento de identidade, um guarda-chuva).

      O termo preferido passou a ser pessoa com deficiência. Aprovados após debate mundial, os termos “pessoa com deficiência” e “pessoas com deficiência” são utilizados no texto da Convenção Internacional de Proteção e Promoção dos Direitos e da Dignidade das Pessoas com Deficiência, em fase final de elaboração pelo Comitê Especial da Organização das Nações Unidas (ONU).

    • Cartilha de Saúde Mental na Comunidade

      Acesse aqui a cartilha no formato PDF.

    • Tecnologias

      As tecnologias assistivas são os recursos tecnológicos que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

      Conheça as tecnologias utilizadas pelo NAPI:

      1. O Jaws, da Freedom Scientific, é um software que permite que pessoas com deficiência visual possam utilizar o computador com mais facilidade e praticidade. Oferece uma tecnologia de voz sintetizada que literalmente lê o que está escrito na tela para essas pessoas poderem usar o computador.
      2. A tecnologia Mecdaisy permite que o usuário leia qualquer texto, a partir de narração em áudio ou adaptação em caracteres ampliados, além de oferecer opção de impressão em Braille, tudo a um só tempo.
      3. O Virtual Vision “varre” os programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação por menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo.
      4. Através de voz sintética, o NVDA permite que usuários cegos ou com deficiência visual possam acessar e interagir com o sistema operacional Windows e vários outros aplicativos.
      5. O Dosvox é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto nível de independência no estudo e no trabalho.Tutorial de instalação do Dosvox.
    • Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
    • Laboratório de Acessibilidade
    • Parceiros