Na Unisul, algumas unidades curriculares/unidades de aprendizagem dos cursos presenciais também são ofertadas na modalidade digital. Os cursos poderão oferecer até 40% de suas unidades curriculares/unidades de aprendizagem a distância, nas formas da Lei.

Verifique com a coordenação do seu curso quais são as Unidades de Aprendizagem Virtual que você poderá cursar e que estão em oferta na modalidade a distância.

Oficinas preparatórias

Antes do início de cada período de aula da UnisulVirtual serão realizadas oficinas presenciais preparatórias para a compreensão da metodologia das aulas a distância para os alunos matriculados nas disciplinas/unidades de aprendizagem.

As oficinas também serão disponibilizadas online. As datas e o link de acesso às oficinas serão enviados aos alunos pelo e-mail preferencial cadastrado no MinhaUnisul.

Avaliações presenciais

Na Unisul Digital só é possível fazer as avaliações presenciais das disciplinas/unidades de aprendizagem matriculadas nas 4 horas disponíveis para a prova, o que limita a realização de 3 avaliações por data de avaliação presencial.

As avaliações presenciais das disciplinas/unidades de aprendizagem virtual ocorrem nas datas designadas a seguir, de acordo com os períodos de oferta.

Acesse a página da rematrícula para saber mais.

Os estudos das Unidades de Aprendizagem Virtual (UAV) são realizados por meio de materiais didáticos que podem, conforme o caso, envolver livros didáticos digitais ou impressos, e com conteúdos e atividades disponibilizadas no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).O professor estará à disposição no decorrer da oferta da UAV, no intuito de interagir com os alunos e mediar o processo de ensino e aprendizagem a partir das várias ferramentas EVA.

Você pode se matricular em no máximo duas UAV’s a distância, por período, tendo em vista que o semestre da UnisulVirtual possui 3 períodos de oferta.

Os períodos de matrícula são divulgados semestralmente no portal da Unisul, informativo acadêmico, entre outros, para que o aluno se organize e visualize as ofertas e períodos correspondentes.

O sistema de avaliação UAV’s ocorre por meio de atividade a distância (AD), sendo uma ou mais, conforme a necessidade específica da UAV, participação nas discussões no EVA e realização de uma avaliação presencial (AP). Os planos de ensino estabelecem os critérios de avaliação e os pesos das diferentes atividades avaliativas.

A avaliação presencial acontece sempre em um sábado, na unidade universitária em que o aluno está matriculado no curso presencial. O período de realização (matutino/vespertino) ficará disponível no cronograma da UAV no EVA.

Caso seja necessário trocar o local da avaliação, o aluno deve abrir pelo Minha Unisul um protocolo online específico para troca de local de avaliação presencial.

Os materiais de estudo são apresentados em diferentes formatos, conforme as necessidades e a natureza dos conteúdos curriculares das disciplinas/Unidades de Aprendizagem. Cada UAV pode combinar diferentes materiais, como livros didáticos, e-books ou epubs, objetos de aprendizagem online, webaulas, vídeos, textos, áudios e outros materiais complementares. Os professores podem promover, ainda, Webconferências síncronas ou assíncronas, cujos materiais utilizados podem ser disponibilizados para complementar a aprendizagem.

Os diferentes materiais didáticos são organizados em roteiros ou tópicos de estudos online, disponíveis no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA), de uso obrigatório para a realização da UAV.

O Eva é a sala virtual das disciplinas/Unidades de Aprendizagem. Ele pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Seu uso é obrigatório para cursar uma UAV.

Para orientar os estudantes no uso do EVA e outras informações sobre a realização das UAV, a Unisul promove oficinas presenciais nos campi em que os estudantes estão matriculados, com horário e local previamente divulgados. Além disso, há tutoriais e guias para uso das ferramentas do EVA, bem como o suporte de profissionais para auxiliar na orientação sobre o uso do ambiente.

Conheça o EVA!

A UnisulVirtual disponibiliza um login e senha para você experimentar o ambiente:

Login: visitadad
Senha: visitadad

Acesse aqui

Alguns critérios devem ser observados para que você realize sua matrícula nas UAVs, nos cursos de graduação presenciais da Unisul.

• os cursos presenciais indicam até 20% da sua carga horária para que seja cursada na modalidade a distância, você pode escolher entre as UAVs disponíveis para o semestre;
  • as unidades de aprendizagem estão distribuídas nos 3 períodos de ofertas da Unisul Digital, podendo ocorrer no 1º, 2º ou 3º período;
  • observa-se que algumas UAVs, dada sua natureza e complexidade, podem ocorrer em até 2 períodos de oferta;

A integração entre as modalidades (presencial e a distância) permite que você curse outras UAVs que não integram seu currículo (necessariamente) mas que, eventualmente, você julgue oportuno e interessante. Para isso, consulte sempre a coordenação do seu curso de graduação presencial e tire todas as suas dúvidas.

Precisa de mais informações sobre o sistema de avaliação, EVA ou qualquer outro assunto relacionado à oferta das Unidades de Aprendizagem Virtual (UAVs)? Entre em contato com a equipe de coordenação pelo e-mail: uav@unisul.br.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo